Lançamento do quarteto instrumental baiano segue proposta de criação coletiva e experimentação com novos gêneros
O quarteto instrumental BAGUM lançou nesta segunda-feira (07) seu mais novo trabalho, os singles “Luzes” e “Deixa”, em parceria com a cantora de R&B baiana Juniper e o DJ e produtor paulista idontcare (Matheus Santos), integrante do duo Deekapz. As faixas já estão disponíveis nas principais plataformas de streaming.
O lançamento segue o caminho da BAGUM de manter-se aberta à incorporação de gêneros e estilos a cada trabalho, adicionando novas camadas à sua fusão de jazz, rock, funk, ritmos afro-brasileiros e música eletrônica.
Desta vez, o grupo se aproxima ainda mais do universo dos beats e da produção calcada na música eletrônica, bebendo na fonte da house music em duas faixas dançantes e sincopadas. Apresentada como um “encontro do jazz com a pista”, a música de abertura “Luzes” carrega especialmente esse lado do trabalho, entre a base instrumental da banda, a produção de idontcare e a voz suave de Juniper, dando o tom para a canção “Deixa”.
Com letra de Juniper, “Deixa” é uma love song ambientada em um cenário tropical, onde o mar e o pôr do sol “em tom ameixa” só fazem sentido com a pessoa amada. A intimidade da letra caminha junto ao arranjo com elementos do pop e das claves rítmicas afro-baianas, transitando pelo R&B e xote, além do house.
Para Pedro Leonelli, guitarrista e produtor musical da banda, o single “é a continuação da BAGUM propondo uma sonoridade mais próxima da pista de dança, […] o momento em que isso fica mais claro pro público”. Primeiro lançamento do grupo no ano, “Luzes / Deixa” aponta a direção provável das novas composições em que estão trabalhando, quase todas com um som mais dançante.
Criada em Salvador no ano de 2016, a BAGUM é atualmente composta pelos músicos Pedro Leonelli (guitarra), Gabriel Burgos (bateria), Pedro Tourinho (baixo) e Pedro Oliveira (teclado e synths). Ao longo dos últimos anos, tem se destacado pela versatilidade e liberdade artística com que trabalha diversas referências, em diálogo constante com artistas da cena baiana e nacional.
Em 2022, o encontro do grupo com a cantora, compositora e produtora Livia Nery e o rapper Vandal rendeu um dos melhores shows do ano, (veja em nossa lista de melhores shows e festivais pela crítica baiana), além das ótimas faixas “Era Você” e “BIKINIH & CEROLH”, lançadas no EP “16”. Outro parceiro e referência da BAGUM é o saudoso maestro Letieres Leite, admirador do trabalho do quarteto, que chegou a tocar com a banda e também pretendia colaborar no EP, junto à Orkestra Rumpillez.
Pedro Leonelli aponta que a própria dinâmica interna da banda é marcada pela coletividade, e a colaboração com outros artistas parecia um caminho natural para potencializar a criação de cada um. “Talvez o que fale mais alto seja o resultado, sempre genuíno e um tanto diferente do que seria esperado de cada um dos artistas individualmente, […] essa potência genuína e inesperada que só a coletividade oferece”, afirma o músico.
Enquanto trabalha nas novas composições, a BAGUM está com novidades bem encaminhadas junto aos parceiros Livia Nery e Vandal, em processo de finalização. Também pretende circular pelo país com seu show instrumental, que teve bom retorno do público em suas últimas apresentações em Aracaju, Belém e Salvador. Vale ficar de olho para a próxima data do grupo na cidade.