Até quando fora da rota?

Se a agenda de shows internacionais pelo Brasil já estava boa esse ano, com o dólar baixo a lista de atrações vem aumentando. Salvador já deveria fazer parte do roteiro, mas ainda não é fato. Assim mesmo, a cidade pode entrar na rota em pelo menos duas ocasiões. Uma é a “On Road Tour”, um longa turnê com shows de duas bandas gringas e quatro nacionais que vai partir de Belém, passar por nove cidades brasileiras,entrar na Argentina, Chile e parar em Caracas, na Venezuela. Em Salvador, o show seria dia 19 de agosto. Os produtores estariam negociando com Alice in Chains e Queens of the Stone Age, mas é muito difícil que o QOTSA que está lançando disco novo comece sua turnê pelo Brasil. A banda deve vir ao país, apenas no ano que vem.Outra oportunidade de bandas gringas bacanas em Salvador é o Tim Festival, que, dentro de seu projeto de esticar seu braço por duas novas capitais pelo país a cada ano, pode incluir a capital baiana. Interesse eles têm.

Gringos no Brasil
O Tim Festival deve ser, mais uma vez, o grande evento do ano no país para quem gosta de música pop. Nada foi oficialmente divulgado ainda, mas os boatos falam em Air, Arctic Monkeys, Girl Talk, Cat Power, Klaxons, Kaiser Chiefs, Scissor Sisters e, claro, Radiohead. Outro festival, o Motomix, que acontece em setembro no Rio e São Paulo, também deve trazer nomes gringos de peso e vai disputar bandas com o Tim. Já confirmado é o Indie Rock Festival que em julho vai trazer The Rakes e Magic Numbers. Outros nomes já certos lá pelo Brasil são os americanos da Rufio, que encerram a carreira com shows por sete cidades brazucas no mês que vem. Também em junho tem Agent Orange, o sueco José González, o cantor Alice Cooper, a cantora Lauryn Hill, além dos criadores do psychobilly The Meteors. Em agosto, quem retorna são os alemães do Scorpions, que vêm lançar o mais novo disco, “Humanity Hour – 1”, que tem participação de Billy Corgam, do Smashing Pumpkins. Em outubro, já estão certos shows do Incubus, enquanto no começo de dezembro devem acontecer apresentações do The Police. Em 2007, o Brasil deve ter ainda shows do Black Eyed Peas, Lanny Kravitz, entre outros.

Retornos
Num ano marcado pelo retorno de bandas, mais alguns anúncios interessantes na última semana. A primeira é que a banda Cream estaria tramando um retorno para shows. A volta contaria com o trio original Jack Bruce, Ginger Baker e Eric Clapton. O grupo durou poucos anos, de 1966 a 1969. Outro anúncio é que finalmente o Portishead vai voltar. Depois de duas supostas novas músicas na rede, a banda marcou shows para o final do ano no festival All Tomorrow´s Parties, na Inglaterra. O grupo, que fez um pequeno show surpresa no começo do ano, não se apresenta oficialmente há dez anos e tem apenas dois discos lançados na carreira.

Disco do Love
Por falar em nomes antológicos e seus discos clássicos, a banda de rock psicodélico Love vai ter dois de seus álbuns relançados. O pacote vai incluir também a gravação de um show realizado em 1970.

Nação paralela
A Nação Zumbi já está trabalhando num novo disco. Ao mesmo tempo, seus integrantes preparam CDs de seus projetos solos. O guitarrista Lúcio Maia com Maquinado, Toca Ogan com Vitrola Adubada, Jorge duPeixe com Autonomo, Dengue, Pupillo convocaram Rica Amabis para o 3 na Massa.

  1. luciano eu estou contando uma coisa e em 30 posts q vc faz ou escreve no caderno juvenil do jornal a tarde, 22 vezes vc fala em nação zumbi. porque? hummmmm

  2. Flavio, acho que você não sabe contar. Nas últimas colunas eu não havia falado da Nação Zumbi, assim mesmo, a banda hoje está, no mínimo, entre as 3 mais importantes do país.

  3. eu tb tô percebendo isso luciano. vc ´so vive falando de nação zumbi. o cara exagerou na conta mas o q ele falou tem muito verdade sim

  4. Modus irá participar do Tributo à banda Black Future!

    Fomos convidados para participar do Tributo à banda carioca Black Future, dos anos 80! O Black Future lançou apenas um disco que foi produzido pelo Thomas Pappon (Fellini, Smack) onde misturou experimentalismos (tapes pré gravados, violinos) com vocais falados e letras absurdamente denunciadoras! Outras bandas vão participar, como: Almas Mortas, Mvndo da M3nte, Days Are Nights, etc. O tributo vai ser produzido, entre outros, pelo zine carioca RIO AFTER MIDNIGHT em parceria com a Biodiversidade Produções (que inclusive já lançou uma coletânea que Modus participou ao lado de bandas eletrônicas e industriais).

    Para os que ainda não conhecem o Black Future, aí vai o link para baixar as músicas do disco “Eu Sou o Rio” (que é também o nome da música título do disco e que foi a nossa escolhida!):

    http://rapidshare.com/files/20511048/black_future_-_eu_sou_o_rio.rar.html

    Tem também o link falando um pouco sobre a história da banda e as letras do disco:

    http://blackfuture.multiply.com/journal

    Fiquem ligados para mais novidades!!

  5. Nação Zumbi é uma das (poucas) bandas mais produtivas do Brasil. Os caras preparam trabalhos solos e isso não é notícia? Sem falar que trata-se de uma banda que tem 3 musicos fantasticos: Lucio Maia, Pupilo e Dupexe, que, mesmo depois da morte de chico, soube se posicionar como um excelente letrista. Tem que falar mesmo, os caras fazem um trabalho diferente de tudo o que tem ai. quando se trata de bandas como Mop Top, chupando Strokes, ai todo aprova… e Nação nunca nem é “hype”… não precisa disso.

  6. nacão zumbi não é hype??? tu tá louco é, eduardo? hype não é sinônimo de má qualidade. hype é outra coisa e é uma coisa muito antipática. e o nação mesmo sendo uma banda ok, é hype pra caralho.

  7. Você sabe quando sai o disco do Maquinado? Isso já está virando novela! E os outros trabalhos citados, estão mesmo em produção. A Nação assinou com a Deck e deve lançar disco novo em outubro.
    ABs.

  8. A Nação entra em estúdio em julho e aprodução vai ser de Mario Caldato. Ou seja, deve vir mais um grande disco por ai. O Cd do Mauiqnado já saiu, pelo menos para a imprensa do sul. Nas lojas acho que não chegou ainda e não sei quando chega. Nas revistas RS e Bizz já saiu critica do disco.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Para quem gosta de música sem preconceitos.

O el Cabong tem foco na produção musical da Bahia e do Brasil e um olhar para o mundo, com matérias, entrevistas, notícias, videoclipes, cobertura de shows e festivais.

Veja as festas, shows, festivais e eventos de música que acontecem em Salvador, com artistas locais e de fora dos estilos mais diversos.