Mesmo depois de perambular por sons mais experimentais e apurados, o Radiohead continua angariando fãs e influenciando bandas. Entrou para aquele tipo de grupo que não precisaria mais fazer nenhum álbum genial que assim mesmo já teria garantido seu lugar na história do rock e da música pop. Mais ainda para os afcionados por sua sonoridade meio esquizo. Todo anúncio de um novo disco da banda mexe com as estruturas do universo pop e é isso que tem acontecido desde a promessa de lançamento de seu oitavo trabalho. O tão falado disco, que ia ser lançado esse ano, parece que agora vai mesmo sair. A banda afirmou que finalmente encontrou o ponto certo e já está gravando o novo álbum – com produção de Mark “Spike” Stent. O lançamento está previsto para 2007. Antes disso, o vocalista Thom Yorke solta mais músicas de seu trabalho solo. Um EP com os lados B´s de seu álbum sai ainda este mês exclusivamente no Japão. Enquanto isso, a possibilidade do Radiohead tocar no Brasil continua viva, mas Thom Yorke anunciou que pensa em parar de fazer turnês devido ao impacto que provocam na natureza. Combina com a estranheza da banda. Uma outra chance de ouvir novidades envolvendo o Radiohead é o disco “Rhythms Del Mundo”. Não é nem um trabalho com a banda em si, mas uma parceria dos músicos dos Buena Vista Social Club com estrelas do rock mundial. O disco traz vários duetos interessantes, entre eles El Lele de Los Van Van tocando com o Radiohead a música “High and Dry”. O disco, que será lançado no dia 14 de novembro, tem também Coco Freeman com o Franz Ferdinand e com o U2, além de Coldplay, Arctic Monkeys, Jack Johnson, Kaiser Chiefs, entre outros.
Cascadura na estrada
Desde que foi para São Paulo, a banda Cascadura parece que voltou não só com um trabalho mais autoral e com personalidade, mas também mais maduro e sabendo trabalhar a boa música que faz. O resultado eles já vêm colhendo, como o lançamento pela revista Outra Coisa. O bom show que o grupo tem feito vai ser levado agora para outras paragens. Nessa semana, o quarteto parte para São Paulo onde faz nos dias 10 e 19 o lançamento do excelente “Bogary”, a turnê segue com shows por São José do Rio Preto (dia 14) e Belo Horizonte (dias 16 e 18). Tem mais, a banda é uma das primeiras a confirmar participação no XII Goiânia Noise, um dos mais bacanas festivais independentes do país. Além do Cascadura, estão confirmados para o evento Los Hermanos, Nação Zumbi, Matanza, Mundo Livre e Ratos de Porão. Boa companhia, não é? Outra novidade da banda é a gravação do primeiro clipe de “Bogary”, “Centro do Universo”, que terá direção do premiado Ricardo Spencer. Ele, aliás, já topou filmar clipes para toda as faixas do álbum. O clipe será lançado no final do mês e em breve chega as emissoras de TV especializadas.
Mutantes vem aí
Se todos Beatles estivessem vivos e resolvessem voltar a tocar? Foi meio essa a sensação quando soubemos da volta aos palcos dos Mutantes. A maior banda de rock da história do país depois de se apresentar no exterior anuncia que vai fazer shows pelo Brasil. A turnê começa no dia 25 de janeiro em São Paulo, nas comemorações de aniversário da cidade e depois segue em shows pelo país. Os últimos shows dos Mutantes no Brasil foram há 28 anos.
Agenda cheia
Aumenta a lista de show que aterrissam por aqui nas próximas semanas. Mop Top adiou o show e deve acontecer em dezembro. Quem tem apresentações confirmadas no último mês do ano são os grupos Pato Fu (dia 2), Engenheiros do Hawaii (dia 3), Los Hermanos e Marcelo Nova(dia 10) e Matanza (dia 16). Antes, ainda em novembro rola Cordel do Fogo Encantado (12) e Dead Fish (26).