Os shows de agosto em Salvador que você não deve perder
Meses como agosto – quando não temos feriados, grandes festas populares e diversos shows gratuitos promovidos pelas produtoras do poder público – , ajudam a mostrar a quantas anda o cenário musical na cidade. E mesmo com casas de shows fechadas, mais uma vez temos um mês fervilhante, com diversos shows e festas espalhados pela cidade para tudo quanto é gosto. MPB, rock, rap, reggae, pop, e tudo que se imaginar.
Dentro do leque de opções, que você pode ir acompanhando em nossa agenda atualizada, destacamos alguns dos shows que achamos que você não deveria perder em agosto. Veteranos consagrados, como Lulu Santos e Zé Ramalho, novidades de novas gerações, como Melly, Rachel Reis e Outras Vozes. Artistas com longa trajetória, como Rebeca Matta, Cólera, Ronei Jorge, entre outros. Tem rock com Vanguart e Vivendo do Ócio, rap com Baco Exu do Blues e Febre 90’s, música pop brasileira com Rubel e Letrux, o melhor da música baiana contemporânea com Orkestra Rumpilezz e BaianaSystem. Confira tudo o que você não pode perder.
Anterior
Próximo
Orkestra Rumpilezz – 2 de agosto
Escadaria do Passo – Centro Histórico de Salvador
É um privilégio termos a oportunidade de ver todo mês de graça uma das grandes forças criativas da atual música baiana e brasileira. Em agosto, a orquestra revisita o próprio repertório produzido pelo maestro Letieres Leite, incluindo os álbuns autorais e os tributos a Moacir Santos e Dorival Caymmi.
Após uma pausa de dois anos, a banda folk criada em Cuiabá volta à ativa com singles e uma turnê por algumas cidades. Sob o comando dos compositores e vocalistas Helio Flanders e Reginaldo Lincoln, o grupo foca numa revisita a algumas das canções que marcaram a trajetória de mais de 20 anos.
Festival Bigbands – Largo Pedro Arcanjo – Pelourinho
Grande oportunidade de assistir ao vivo uma das bandas pioneiras do movimento punk do país. Com mais de dez álbuns lançados, o lendário grupo paulista foi formado em 1979 e traz seu punk hardcore para o festival BigBands, dividindo o palco com as bandas Lasso, Aphorism e MAW.
As segundas-feiras soteropolitanas deixaram a monotonia de lado e têm sido disputadas com a bela homenagem da cantora carioca Mãeana a dois nomes que parecem distantes, mas ela uniu, João Gomes e João Gilberto. Com muito charme e romantismo, ela aproxima o universo dos dois de forma certeira e promove um dos shows mais gostosos da temporada.
Longe dos palcos há algum tempo, a cantora e compositora está de volta para mostrar um show inédito. o repertório predominantemente autoral, junta faixas de seus trabalhos antigos com novos arranjos e músicas novas, que estarão em seu próximo disco. Um daqueles retornos que agente aguardava com ansiedade.
Uma das bandas mais relevantes da atual cena do rock baiano, a VDO segue apresentando sua música contemporânea, baseada em canções com boas melodias e guitarras marcantes. Com 17 anos de estrada, vão apresentar seus hits mesclados a novidades e homenagens
A sensação ao ver cada um dos integrantes desse coletivo de novos talentos da música baiana é estar assistindo o prenúncio de algo maior. Como se estivéssemos vendo o surgimento de grandes nomes da MPB ainda não descobertos. É MPB mesmo, clássica, focada em canções autorais e releituras, com performances marcantes, vozes de altíssimo nível e muita personalidade.
Teatro Sesc Casa do Comércio – Caminho das Árvores
Um dos grandes nomes da cena baiana há alguns anos, o cantor e compositor comemora 30 anos de carreira com show especial que mostra sua trajetória com canções que unem música brasileira, rock e outras referências. Acompanhado de sua atual banda, ele coloca foco na fase com os Ladrões de Bicicleta e na carreira solo.
Fundamental na música nordestina, o cantor e compositor possui um punhado de sucessos através de suas décadas de carreira. Nesse show ele retoma algumas dessas músicas que marcaram sua trajetória e que sempre promovem uma comoção na plateia.
BaianaSystem + Rachel Reis + ÀttoxxÁ – 17 de agosto
Arena Fonte Nova
Alguns dos principais nomes da música contemporânea baiana em um mesmo evento. Isso por si só já seria imperdível. Mas tem mais. Será um dos poucos shows do BaianaSystem em terras soteropolitanas no ano. De quebra os sempre ótimos Rachel Reis e ÀttoxxÁ com participação de Melly. Tudo dentro do Agosto das Juventudes.
Lulu Santos – 17 de agosto
Concha Acústica do Teatro Castro Alves
Poucos artistas na música brasileira conseguiram passar tão bem por várias gerações de forma tão consistente e com tantos hits. Seus shows são uma aula de como fazer pop bem feito, inteligente e acessível. Daqueles para cantar junto e acreditar que o mundo pode ser melhor através da música.
Consolidado como o grande representante nacional do rap baiano, Baco alivia o discurso buscando falar de temas mais suaves, sempre colocando a posição do homem negro em destaque. Ele foca o show em seu último lançamento, o EP Fetiche.
Criado em 2021, o duo Febre 90s é formado pelo beatmaker paulista Sono TWS e pelo MC carioca Puma PJL. Dos nomes mais interessnates da cena rap atual, eles trazem uma sonoridade do rap underground (boombap) dos anos 90, mesclado com referências que passam por Bezerra da Silva e lofi. A forma como definem o som resume bem: “Música Popular da Selva de Concreto Brasileira”.
A cena atual pernambucana tem entre seus destaques o cantor e compositor Almério, que volta a Salvador acompanhado de um power trio. O repertório passeia por sua trajetória, numa mescla de canções autorais, entre novas e as mais conhecidas, composições de artistas que influenciam sua obra.
A cantora e compositora carioca traz para Salvador pela primeira vez o show baseado em seu terceiro álbum, “Letrux Como Mulher Girafa”. Ela mantém aquele delicioso clima de pista pop eletro rock, que a consagrou, sempre aliado a uma poética própria e a performance marcante no palco.
Revelação da música baiana, a cantora e compositora lança seu primeiro álbum Amaríssima, em show que abre a turnê de lançamento do trabalho. Sua música celebra a diversidade da música feita na Bahia, mesclando pop e R&B com sonoridades locais.
O cantor carioca volta a capital baiana após cinco anos para apresentar o show de seu disco ‘As Palavras’, que dá nome à turnê. O álbum sai do ambiente confortável da MPB para flertar com ritmos populares, como forró, pagode e funk. No repertório da apresentação, ele mostra esse trabalho recente, mas também músicas de seus outros álbuns.
O el Cabong tem foco na produção musical da Bahia e do Brasil e um olhar para o mundo, com matérias, entrevistas, notícias, videoclipes, cobertura de shows e festivais.
Veja as festas, shows, festivais e eventos de música que acontecem em Salvador, com artistas locais e de fora dos estilos mais diversos.