Em novo momento do Carnaval de Salvador, BaianaSystem mostra novos rumos para festa.
Foi bonito ver o desfile de guitarras baianas no Retrofolia. Foi especial o encontro de Pepeu Gomes com a nova geração da música baiana. Muito bom ver Lucas Santtana agitando o público de madrugada. O domingo de Carnaval no Pelourinho ficou marcado, no entanto, pelo belíssimo show do BaianaSystem.
Provando que existe sim vida inteligente na música baiana, que dá para priorizar um trabalho autoral e original e que não precisa se distanciar do grande público para fazer isso, o grupo fez uma apresentação marcante no Largo do Pelourinho ontem a noite. Mostrou que a junção de guitarra baiana, com percussão, DJ e um vocalista muito acima da média fazem a diferença. E que o misto de frevo, raggamuffin, dub, ska e lambada rende, e tem tudo a ver com o Carnaval.
Antes do show, o grupo distribuiu máscaras para o público. Começou já conquistando os presentes com “Da Calçada ao Lobato”, que se não tinha o Gerônimo da gravação original, trazia Russo PassaPusso. Um verdadeiro Mestre de Cerimônias controlando respeitosamente tudo a seu redor. Era ele quem dava o tom, chamando o público para cantar junto e agitando com sua forma especial de cantar. Com batidas eletrônicas a cargo de Chico Correa unidas à percussão de Batata e o suingue do baixo de Seco, o grupo chamava atenção pelo uso diferenciado da tradicional guitarra baiana, a cargo de Roberto Barreto.
Reverência à guitarra baiana
Famosa por propagar o frevo elétrico de Armandinho, Dodô & Osmar, com o BaianaSystem, a guitarra baiana ganha novos contornos. Roberto idealizou o projeto para dar outras dimensões ao instrumento. Seguindo a lógica dos Sounds Systems jamaicanos, inseriu elementos, com bases eletrônicas e percussivas e uma mistura de ritmos que dá uma identidade e personalidade única ao grupo.
Foi justamente isso que chamou atenção e agradou o diverso público presente no Pelourinho. Entre turistas, Filhos de Gandhy, foliões de Salvador de todas as idades, o grupo agradou e, se seguir este rumo, deve se tornar uma das boas novidades da tão carente música baiana de carnaval. “Da Calçada ao Lobato” poderia ser tocada por todo trio elétrico no carnaval baiano que teria grandes chances de ser eleita facilmente a música do carnaval.
A noite ganhou ainda contornos históricos com o encontro do BaianaSystem com um dos ícones da música brasileira, o guitarrista Pepeu Gomes. Juntos tocaram músicas dele e do grupo, com presença ainda dos irmão Didi e Jorginho Gomes, duas outras lendas de nossa música. Um encontro de gerações que mostra que a continuidade da boa música baiana está preservada.