Um ano que prometia muitos lançamentos só agora começa a assistir os novos CDs chegando no mercado. Sim, CDs físicos, eles ainda existem. Quatro artistas estão lançando seus discos, quase totalmente independentes.
Julio Caldas – Pitecantropus Erectus
O jovem multiinstrumentista baiano Julio Caldas lança seu primeiro CD, Pitecantropus Erectus, que traz uma mescla de rock, jazz. mpb e música clássica em 14 canções próprias e de nomes como Roque Ferreira, Adilson Cunha, Durval Caldas e Paulinho Caldas. No álbum, o músico Julio Caldas mostra sua habilidade em oito instrumentos diferentes, entre eles viola caipira, guitarra, bandolim, baixo e guitarra baiana.
myspace.com/juliocaldas
Preto Sábio 05 – O que é isso?
O coletivo Preto Sábio 05 solta o primeiro álbum mostrando um mosaico de influências que passam por rock, reggae, afrobeat, samba, dub, rap, funk, ijexá, maracatu e uma referência quase direta aos pernambucanos da Nação Zumbi. Formado por Roy (vocal), Xok (baixo), Vitor (guitarra), Vilson Capivara (teclado), Kiko Cerqueira (bateria), Josi Freitas (percussão), Valdir Chagas (percussão) e o DJ Davi, o grupo lança o disco pelo projeto “Música Livre, Comércio Justo”, criado pela Eletrocooperativa, onde o CD sai por apenas R$ 5,00.
myspace.com/ps05
Imperio Negro – Axé para as mulheres
Pelo mesmo projeto da Eletrocooperativa sai o terceiro álbum de um dos grupos de rap mais regulares do cenário baiano, Império Negro. Axé para mulheres, como o nome diz, presta uma homenagem ao sexo feminino, com uma sonoridade fincada no rap mais tradicional com forte elementos percussivos e altas e boas doses de ragga. A formação do grupo é simples: dois MCs, Jeferson Negão e Xarope, e o DJ Gug, além da participação da MC Patrícia no disco.
myspace.com/imperionegro1
Starla – Euforia
Uma das novas bandas do cenário rocker baiano solta seu primeiro disco, Euforia, com produção de Luisão Pereira (ex-Cravo Negro e Penélope), que também toca teclados e guitarras em algumas músicas. Em 12 faixas, todas da própria banda, com exceção da bela “Julia e Flavia”, originalmente da finada banda Soma, o grupo mostra uma sonoridade que remete ao Brit Pop e ao rock mais atual. Estão lá as duas músicas destaque do EP que a banda lançou há algum tempo, “Engarrafamento” e “Chatagem Emocional”, e músicas mais novas que dão um novo rumo ao grupo. O disco tem ainda participação de Fábio Cascadura, Fernanda Monteiro (Dois em Um), Ricardo Cury (ex-brincando de deus e Formidável Família Musical), além de Glauco Neves (Formidável Família Musical) e Eduardo Pena (ex-Los Canos) fazendo backing vocals.
myspace.com/starlaweb