Nem só de lamentações vive Salvador. Se os shows internacionais ainda não são comuns, novamente aparecem boas possibilidades. O Festival de Verão que já trouxe alguns bons nomes esse ano e chegou a tentar R.E.M. e Alanis Morissette, vai continuar apostando em nomes gringos para sua edição de 10 anos em 2008. Ainda não há nada certo, só negociações com nomes como Strokes (!), Franz Ferdinand (!) e Ziggy Marley. Você não leu errado, há possibilidades de termos um verão bem mais bacana por estas plagas. É torcer, já que a produção do evento tem vários nomes cogitados e em negociação, mas tudo depende da grana dos patrocinadores e da viabilização de turnês dos artistas pelo país. A pressão do público também não seria nada mal. Enquanto isso, um nome gringo bem interessante pode aportar na cidade nos próximos meses. De concreto a cantora de jazz Madeleine Peyroux, confirmada para fazer uma apresentação em Salvador em setembro. Aquela turnê pelo Brasil que traria nomes como Alice in Chains e Queens of the Stone Age não ficou em lenda, mas foi adiada para 2008.
Mestres indies
Dinossauro do universo alternativo, o Sonic Youth não precisa provar mais nada para ninguém. Eles já têm cerca de 20 discos nas costas, alguns clássicos, hits irretocáveis e shows inesquecíveis. Apesar de distantes do universo mais pop é uma das bandas vivas mais importantes do mundo. Depois de relançar o clássico “Daydream Nation”, o grupo está fazendo shows especiais tocando o álbum na íntegra. Mais: em breve sai uma coletânea inédita com músicas escolhidas por celebridades pop. Nomes como Beck, Jeff Tweedy do Wilco, o estilista Marc Jacobs, entre outros, escolheram suas músicas favoritas e escreveram textos sobre elas. O disco, que será lançado pelo selo da cafeteria Starbucks, terá ainda uma música inédita. Outra novidade da banda é que o guitarrista e vocalista Thurston Moore vai lançar um novo disco solo, batizado de. “Trees Outside the Academy”.
Nas bancas
Correm boatos que a bacana revista Bizz chegou ao fim. Não há nada oficial, mas se a informação for confirmada será uma pena, já que é uma das poucas publicações de qualidade sobre música no país. De qualquer forma, já está nas bancas a nova edição da revista, que traz uma reportagem sobre o show de despedida do Los Hermanos, além de uma matéria sobre as novas estratégias de sobrevivência das gravadoras, entre outros. A nova Rolling Stone, apontado por alguns como fator decisivo para crise na Bizz, traz matéria de capa sobre Keith Richards e Johnny Depp, além de um especial dos 40 anos da revista com Bob Dylan, Nel Young, Martin Scorsese, Michael Moore e Paul McCartney. Tem ainda entrevista bacana com Jorge Ben Jor, matérias com Arcade Fire, Dira Paes, texto sobre novos nomes da cena independente mundial, entre outros. Já a Revista OutraCoisa anuncia o esperado novo disco da excelente banda Vanguart como encarte de sua próxima edição.
Preço barato
Por falar em estratégias da indústria, a Universal Music se rendeu e resolveu apostar em CDs mais baratos. Não é todo seu catálogo, mas uma parte dele. A série Music Pac chega no mercado com CDs em embalagens práticas e com preços interessantes: R$10,90, os nacionais e R$ 14,90, os internacionais. Entre os nomes que aparecem estão alguns dos artistas brasileiros mais populares e nomes internacionais diversos, como Amy Winehouse, Scissor Sisters, Stevie Wonder, Keane, entre outros.
Baianos
Antes de lançar CD cheio, Ronei Jorge & os Ladrões de Bicicleta soltam um EP com 4 ou 5 faixas até setembro. Já a Starla já está com o disco quase pronto e lança nas próximas semanas.