Há exatos 25 anos, no dia 1º de agosto de 1981, entrava no ar nos Estados Unidos, a MTV, a primeira emissora voltada exclusivamente para música e focada no público jovem. Daquele tempo para cá, muita coisa mudou, os vídeo-clipes se tornaram peça fundamental na vida de qualquer artista, quase tanto quanto a própria música. Muitos nomes alcançaram sucesso através de suas peças audiovisuais. O movimento grunge, por exemplo, teve muito de seu sucesso no mundo alicerçado pela maciça exibição de “Smells Like Teen Spirit”, do Nirvana. No Brasil a MTV só chegou em 1990 e a importância foi a mesma, além de mostrar artistas consagrados, a emissora foi responsável por revelar diversos nomes da música pop. Em tempos onde a imagem é um dos aspectos mais importantes para a sociedade atual, se deu bem quem caprichou em seus clipes. Mas a MTV não é a mesma, já passou por várias mudanças. No Brasil, durante um tempo, chegou a mudar o foco para entretenimento e recentemente voltou a dar atenção à música.
Uma nova forma de ver clipes
Entre as reformulações recentes da MTV, está o destaque para o novo rock, seja de grupos gringos, seja para as novidades das bandas independentes brasileiras. Essas têm até um programa só para elas, o “Bandas Antes”. Mas uma das maiores novidades dos últimos anos na MTV, foi a criação de outro canal, o VH1, que já existe nos Estados Unidos há cerca de 20 anos e que chegou aqui no ano passado. Voltado para um público mais velho, de 25 a 49 anos, ele é exibido como canal fechado na Sky e exibe além de clipes, seriados, documentários, entrevistas etc. No entanto, uma nova forma de assistir bandas e artistas tem mudado o hábito de quem gosta de ver clipes ou apresentações ao vivo. O site You Tube, uma das febras atuais da internet, oferece um imenso acervo de vídeos de todos os gostos. Dá para assistir apresentações antigas de vários artistas, desde Paralamas no Bozo, até preciosidades como shows raros dos Mutantes no final da década de 60. Dá para ver clipes de bandas novas de toda parte do mundo, além de shows. Da Bahia várias bandas também colocaram seus clipes no site. Perfeito para quem não suporta ficar esperando a TV passar algo de qualidade.
Curitiba pop
A produção do festival Sonora bateu o martelo e fechou sua programação internacional. Marcado para 2 e 3 de setembro em Curitiba, o festival vai reunir nomes novos do rock, como Razorlight, We Are Scientists e Dogs, além dos veteranos do Violent Femmes, a eletrônica do Fiery Furnaces e o projeto paralelo da turma do Dandy Warhols, Brian Jonestown Massacre. O Cansei de Ser Sexy também está certo.
De Pernambuco
Em Recife, a geração Mangue e pós-Mangue continua em atividade lançando novidades. Ainda em estúdio, mas com promessa de sair pela Trama, o projeto paralelo de Lúcio Maia da Nação Zumbi, que ganhou o nome de Maquinado deve sair em CD até o fim do ano. O ex-Sheik Tosado, China, está em estúdio finalizando seu segundo disco, Simulacro, que tem previsão de chegar às lojas em outubro pela Candeeiro Records. Devotos e Cordel do Fogo Encantado também estão finalizando seus novos discos prontos. O Cordel solta o terceiro, “Transfiguração” no máximo até outubro. Já o Devotos, que se apresenta em cidades baianas em setembro, lança “Flores com espinhos para o Rei” ainda este mês.