Primeiro semestre recheado de festivais pelo interior baiano. Rock em Feira, jazz no Recôncavo, música brasileira em Juazeiro, jazz e música erudita em Trancoso. Em um estado com uma área superior a 560 km² e mais de 400 municípios, se engana quem passa que tudo se resume a Salvador. Cada vez mais, as principais cidades baianas tem sediado festivais e eventos com o que de melhor é produzido de música no estado e fora dele. Aqui um apanhado do que já foi anunciado para os próximos meses: Rockambo em Conexão, Festival Música em Trancoso, Umbuzada Sonora e Recôncavo Jazz Festival. No segundo semestre tem mais.
Veja também:
– Alto nível na primeira leva de clipes brasileiros de 2017.
Rockambo em Conexão
Feira de Santana
26 de março, 23 de abril e 28 de maio
Não é exatamente um festival, mas pode ser considerado como tal. Surgido como evento isolado, que tinha como proposta fomentar o intercâmbio musical e de público, levando bandas do interior do estado para Salvador, o evento ganhou corpo e realiza esse ano uma edição ampliada em Feira de Santana. Em três domingos, nos meses de março, abril e maio, o Rockambo vai reunir no Centro Cultural Amélio Amorim alguns dos principais nome do cenário rock baiano, em suas variadas vertentes, desde o rock contemporâneo, passando pela mistura com sons regionais e o instrumental, até o rock setentista e o heavy metal. Além das treze bandas, incluindo nomes como Retrofoguetes, Headhunter DC, Vivendo do Ócio, Pastel de Miolos e Declinium, o evento vai promover nove dias de workshops voltados para músicos e produtores independentes, nas cidades de Irará, Santa Bárbara e na própria Feira de Santana.
- 26 de março – 16h30
Retrofoguetes
Duda Spínola
Psicordélico
Bilic
Bigbross - 23 de abril – 16h30
Vivendo do Ócio
Calafrio
Ronco
Declinium
Dj Bigbross - 28 de maio – 16h30
Headhunter DC
Erasy
Pastel de Miolos
Búfalos Vermelhos e a Orquestra de Elefantes
Ladrões Engravatados
Dj Bigbross
Festival Música em Trancoso
18 a 25 de março
musicaemtrancoso.org.br
A pequena Trancoso recebe anualmente este festival com nomes da música instrumental, erudita e jazz tanto do Brasil, como internacionais. Em sua sexta edição, o festival destaca noites temáticas e nomes como o Gershwin Piano Quartet e o The Oscar Peterson Quartet com Gerald Clayton.
- 18 de Março
NOITE RUSSA
Orquestra Acadêmica Mozarteum Brasileiro
Coro Acadêmico Yurlov da Rússia - 19 de Março
NOITE SINFÔNICA
Orquestra Acadêmica Mozarteum Brasileiro - 20 de Março
Gershwin Piano Quartet - 21 de Março
The Oscar Peterson Quartet featuring Gerald Clayton - 22 de Março
Vocal Six
Orquestra Acadêmica Mozarteum Brasileiro - 23 de Março
MÚSICA DE CÂMARA - 24 de Março
MÚSICA DE FILMES E MUSCAIS
Orquestra Acadêmica do Teatro Colón
Coral Lírico de Minas Gerais
Coro Acadêmico Yurlov da Rússia - Sábado, 25 de Março
NOITE ITALIANA
Orquestra Acadêmica do Teatro Colón
Coral Lírico de Minas Gerais
Coro Acadêmico Yurlov da Rússia
Umbuzada Sonora
Juazeiro
23 a 25 de março
O festival juazeirense já é tradicional e chega a sua sétima edição mais enxuto, mas mantendo a relevância. Reunindo artistas locais, destaques baianos e nomes de fora do estado, o Umbuzada promove a nova música brasileira em suas diversas vertentes. Além do dia de shows, que este ano terá como principais atrações o paulista Marcelo Jeneci e a banda Vivendo do Ócio, o festival promove também oficinas e uma mesa redonda de debates, seguida de um Jam Session com pocket shows de bandas locais.
- 25 de março
Andrezza Santos
Chico Correa
Josyara
Vivendo do Ócio
Marcelo Jeneci
Recôncavo Jazz Festival
Cachoeira
6 a 8 de abril
A bela cidade de Cachoeira volta a receber esse ano o Recôncavo Jazz Festival, evento aberto ao público com nomes do jazz local, nacional e internacional. Este ano, o festival realiza sua terceira edição entre os dias 6 e 8 de abril,e até o momento o único nome confirmado foi o de Alma Thomas, cantora nova-iorquina radicada no Rio de Janeiro e que participou de uma edição do programa The Voice.
Confirmados: Alma Thomas, Thiago Trajano, Tito Pereira e Africania.