João Bosco Quinteto

João Bosco Quinteto

João Bosco Quinteto

by
29 29 people viewed this event.

Por mais de cinco décadas, João Bosco tem desenhado com voz, violão e invenção uma das obras mais singulares da música brasileira. No último ano, esse percurso ganhou mais um capítulo marcante: o lançamento do álbum Boca Cheia de Frutas, aclamado pela crítica como um dos trabalhos mais importantes do ano. Agora, o universo criativo de João Bosco desabrocha nos palcos mais uma vez com um novo espetáculo que estreia no Rio e percorre o país em turnê inédita do João Bosco Quinteto, chegando a Salvador no dia 15 de agosto, na Pupileira.

No show, João revisita clássicos de sua trajetória — canções que ajudaram a formar a memória afetiva do Brasil — e costura a elas algumas faixas do novo disco. Mas o espetáculo vai além de um simples passeio cronológico. Pensado em três blocos narrativos, o roteiro constrói uma história. Começa em solo simbólico, com “O Canto da Terra por um Fio” e outras canções de fundamento, que reafirmam a ligação visceral do artista com o Brasil profundo. Em seguida, mergulha nas homenagens literárias, abrindo com um poema de Vinicius de Moraes e celebrando as palavras de Aldir Blanc e Antônio Cícero. Por fim, oferece ao público uma sequência arrebatadora de sucessos — da elegância de “Corsário” ao lirismo pungente de “O Bêbado e a Equilibrista”.

A presença de Aldir Blanc, parceiro essencial, é celebrada com emoção em “E aí?”, canção inédita escrita a partir de uma letra deixada por Aldir — que chegou a acreditar que João já havia musicado. “Vir-a-ser”, uma das faixas mais poéticas do novo álbum, dialoga com a tradição de Vinicius e se revela como uma das chaves estéticas do espetáculo, que transita com fluidez entre o popular e o erudito, o ancestral e o contemporâneo.

Ao lado de João, sobem ao palco músicos que formam um verdadeiro quilate instrumental: Ricardo Silveira (guitarra), Guto Wirtti (baixo), Kiko Freitas (bateria) e o maestro Cristóvão Bastos (teclados e arranjos). A direção musical e concepção do show são assinadas por João e Francisco Bosco, seu filho, parceiro nas composições dos últimos álbuns e na visão artística que sustenta o espetáculo.

No roteiro, canções do novo álbum como “Dinossauros da Candelária” e “Vir-a-ser” convivem organicamente com joias do repertório histórico do artista como “Bijuterias”, “O Ronco da Cuíca” e “Papel Machê”, além de homenagens a artistas que atravessam a história da música brasileira, como Milton Nascimento, celebrado em “Clube da Esquina nº 2”. 

Com a mesma boca que canta as dores e fomes do país, João Bosco sonha, no palco, uma terra onde há abundância. Se o álbum “Boca cheia de frutas” é o símbolo desse Brasil sonhado, o show, que une sucessos históricos à sua última safra de composições, é o fruto maduro de um artista que, aos 78 anos, ainda planta com rigor e colhe com beleza.

Dia 15/08
Pupileira – Av. Joana Angélica, 79 – Nazaré

To register for this event please visit the following URL:

 

Date And Time

15/08/2025
 

Event Types

Share With Friends

Para quem gosta de música sem preconceitos.

O el Cabong tem foco na produção musical da Bahia e do Brasil e um olhar para o mundo, com matérias, entrevistas, notícias, videoclipes, cobertura de shows e festivais.

Veja as festas, shows, festivais e eventos de música que acontecem em Salvador, com artistas locais e de fora dos estilos mais diversos.