Histórico. Sim, muita gente pode torcer o nariz, mas o Carnaval 2009 deve entrar pra história no quesito diversidade musical. Não dá para dizer que é de repente, já que há algum tempo a folia momesca vem recebendo novidades. Evidente também que o Axé-Pagode continuam reinando e isso nem é mal. Ruim era não ter possibilidades. Se nomes como FatBoy Slim foram destaque em carnavais passados, em 2009, uma grande quantidade de atrações que costumam passar longe dos circuitos do Carnaval vão ganhar às ruas. Tem para todos os gostos.
E sem querer elogiar, mas fazendo justiça, a Secretaria de Cultura do Estado tem um dedo nisso. Alguns trios independentes ganharam garantia de bons horários e, melhor, de atrações de relevância. Resta garantirem trios elétricos de qualidade. Mas antes que falem algo vamos aos fatos e as atrações que irão desfilar.
Entre os trios convidados, destaque para o trio Rock Novas Tendências, que levará para a rua o “Retrofolia, O Baile de Carnaval dos Retrofoguetes”. Significa nada menos que o Retrofoguetes, com seu repertório surf music/rockabilly mesclado com uma seleção especial de Carnaval de marchinhas clássicas, músicas instrumentais e sucessos do Trio Elétrico Armandinho, Dodô e Osmar. A banda recebe como convidados os cariocas do Autoramas (RJ), a cantora Érika Martins (ex-Penélope), entre outros. Para quem não conhece o Retrofolia, a festa vem sendo sucesso nas prévias carnavalescas (esse ano acontece na próxima sexta-feira na Boomerangue) e foi destaque no Carnaval do Rio Vermelho do ano passado.
Parte do Retrofoguetes também estará em outro trio na Avenida. O guitarrista Morotó Slim, para quem não lembra considerado pelo Troféiu Dodô & Osmar como melhor instrumentista do Carnaval 2008, é um dos três músicos, além de Júlio Caldas e Jackson Dantas, no Trio da Guitarra Baiana, um dos selecionados do edital da Secult para trios independentes. No repertório, o carnaval das antigas, com três guitarristas de geraões mais novas usando a velha guitarrinha baiana pra desfilar clássicos dos anos 60, 70 e 80.
Outros dois trios instrumentais unem guitarras e percussão. Um traz o americano-baiano Arto Lindsay unindo a percussão do Ilê Ayê com as guitarras de nomes como Pedro Sá e Pedro Baby. O outro leva ao circuito o percussionista Ramiro Musotto com sua orquestra Afrosudaka, formada por 17 percussionistas, berimbaus, duas guitarras baianas e efeitos eletrônicos, mesclando gêneros tradicionais como o Ijexá, a capoeira, o samba duro, o samba-reagge e o frevo com drum’n’bass, funk e ritmos caribenhos. O trio recebe como convidados o sumido Nikima e o projeto Baiana System, que tem foco na guitarra baiana com bases eletrônicas.
Nesse clima contemporâneo outro trio selecionado no edital que promete muito na avenida é o Trio Terreiro Circular. Em cima do trio, o baiano-carioca Lucas Santtana, acompanhado do projeto Terreiro Circular e do coletivo Ministério Público, além do trabalho de VJs. Tem também outro Trio Novas Tendências, com dois ilustres convidados de fora do estado, o pernambucano Otto e a banda cearense Cidadão Instigado, além do roqueiro baiano Márcio Mello. O Rock´n´Trio Salvador leva o rock para a avenida com as bandas Cascadura e Radiola recebendo como convidados o velho Lobão, a cantora Ivana da banda Demoseille e o Dj Bandido. Completam o line up de artistas contemporâneos o Trio Bahia Sound System, homenageando os Sound Systems, com o cantor de rap Daganja e os grupos Ministério Público (ritmos jamaicanos como dub, raggamuffin e dancehall) e OQuadro, de Ilhéus. Tem ainda o Três na Folia, com as cantoras Manuela Rodrigues, Sandra Simões e Cláudia Cunha.
Mas o trio condiderado como carro-chefe da programação é o trio homenagem Novos Baianos 40 anos, que remonta o clássico grupo em sua formação que foi às ruas do Carnaval de 1976, com Paulinho Boca de Cantor, Baby do Brasil e Pepeu Gomes. O rock, samba, chorinho, frevo do grupo sairá nos circuitos Dodô (Barra-Ondina) e Osmar (Campo Grande).
Tem ainda o Trio do Samba, comandado por Edil Pacheco, Nelson Rufino e Valmir Lima, com o samba mais tradicional e o trio Samba do Recôncavo, com Mariene de Castro, Roberto Mendes e Raimundo Sodré, com a participação de grupos populares de samba-de-roda. O trio No Interior da Folia trará artistas do interior da Bahia misturando pop, black music e ritmos nordestinos da banda Macambira Verniz, com ritmos nordestinos dos Matingueiros e o samba do Recôncavo de Guda Monteiro, Ulisses Castro e Gege Nagô.
Para quem gosta de música eletrônica mais porrada tem uma enxurrada de DJs, como Armin Van Buuren, David Guetta, Carl Cox, Erick Morillo, Gui Boratto, Mario Fischetti, Mary Zander, entre outros. Mas para quem procura algo mais consistente, bem mais, o Afrika Bambaataa, considerado fundador do Hip Hop e precursor da pick ups, é atração nos dias 22 e 23 (domingo e segunda-feira de Carnaval) num camarote na Barra e na Praça Tereza Batista no Pelourinho.
Ah no esquente tem Manu Chao & Radio Bemba, Ramiro Mussoto e MinistereoPúblico na abertura da nova edição do projeto Sua Nota é um Show na Concha Acústica, e o já citado Retrofolia, na Boomerangue. Na ressaca, o Sua Nota é um Show traz pela primeira vez para Salvador a Orquestra Imperial.
Rec Beat
Aproveitando o tema Carnaval, segue a programação do Rec Beat, Festival que acontece durante a folia lá no Recife.
21/02 – SÁBADO
CATARINA DEE JAH (PE) | CAMARONES ORQUESTRA GUITARRISTICA (RN) | ORIGINAL HAMSTER (CHILE) | DJ DOLORES E BANDA (PE) | AFRIKA BAMBAATAA (EUA)
22/02 – DOMINGO
RIVER RAID (PE) | CLAY ROSS (EUA) | VITOR ARAUJO TRIO (PE) | WYSA (ANGOLA) | EDDIE (PE)
23/02 – SEGUNDA
RECBITINHO – DIXIE SQUARE BAND | JOÃO DO MORRO (PE) | NUAGES (EQUADOR) | SKA MARIA PASTORA (PE) | SILVIA MACHETE (RJ) | DESORDEN PUBLICO (VENEZUELA)
24/02 – TERÇA
BURRO MORTO (PB) | JUNIO BARRETO (PE) | GIOVANNA (URUGUAI) | BOMBA ESTEREO (COLÔMBIA) | CORDEL DO FOGO ENCANTADO (PE)