Sarau Bem Black – Opanijé e DJ Joe
by
15 15 people viewed this event.
Pioneiro no movimento de saraus da cidade, o Sarau Bem Black retorna à programação do Pelourinho, onde tudo começou, em 2009. No dia 15 de janeiro, o evento inicia uma agenda mensal no Ogodô Music Dance, que fica no mesmo espaço onde funcionou o Sankofa African Bar, palco dos encontros semanais, durante sete anos, até 2016. O evento começa às 19h, tem entrada gratuita e segue a receita de misturar poesia, música e muita espontaneidade, com microfone aberto para os poetas presentes.
Idealizador do Sarau Bem Black, o escritor e performer Nelson Maca considera esta retomada como um novo ciclo. E ser muito simbólico o retorno ser no mesmo casarão onde muitos encontros memoráveis aconteceram, sempre destacando a poesia negra e periférica da Bahia e do Brasil. Neste primeiro encontro, os destaques são os próprios poetas residentes Nelson Maca, Anajara Tavares, Jairo Pinto, Lúcia Santos e Luiza Gonçalves, com participação da atriz Vera Lopes.
A trilha sonora, que sempre foi um dos destaques do sarau, fica a cargo do DJ Joe, que integrou a equipe original, assim como o grupo Opanijé, que durante várias temporadas fez a abertura do sarau, e desta vez mostra um pocket show especial.
Depois de sua temporada inicial, o Sarau Bem Black passou a acontecer mensalmente, em diferentes lugares. E até nas ruas, como a sequência Encruzas do Pelô. Até a pandemia da covid-19, não deixou de acontecer, porém sem periodicidade definida. Após a pausa forçada, teve edições pontuais, integrado à Balada Literária da Bahia.
SERVIÇO
Evento : Sarau Bem Black
Quando: Dia 15/01 (quarta-feira) , às 19h
Onde: Ogodô Music Dance (Pelourinho)
Entrada gratuita