Como sobreviver no mercado atual? Não há uma resposta definitiva, mas é certo que a utopia de esperar uma gravadora cair do céu e bancar toda a carreira de um artista já está superada. Assumir a própria carreira, correndo atrás desde a foto de divulgação até ao som do show, é o caminho que parece garantir uma sobrevivência consistente. Possível? Depende de trabalho. A banda baiana que parece ter conseguido maior sucesso nesse modelo é a Cascadura. Completando 15 anos de atividades em 2007, o grupo vem mostrando que a tarefa é árdua, mas possível. Shows constantes, público crescente, batalha diária e alguns resultados conquistados, com certo destaque na mídia e apresentações fora do estado. Evidente que além do trabalho, a banda se valeu de um disco excelente que conseguiu conquistar tanto o público mais roqueiro até ao mais, digamos, pop. A própria banda vem divulgando suas conquistas e mostrando um tipo de profissionalismo pouco visto por aqui. Os 15 anos vão ser comemorados com uma programação de 15 shows pela cidade em outubro e novembro. Show com bandas convidadas, outros para o público abaixo dos 18 anos, apresentações acústicas e uma grande festa final para fechar as Bodas de Cristal. Bom trabalho é isso ai. Parabéns.
O rock mais vendido
Se te perguntassem qual o disco mais vendido neste século o que você responderia? Mais difícil do que acertar a resposta é aceitar o tipo de rock que foi o mais consumido no planeta nestes sete primeiros anos do século. All the Right Reasons, último disco da banda canadense Nickelback, vendeu mais do que qualquer outro nome do rock nesse período. Lançado em 2005, ou seja apenas dois anos no mercado, o álbum vendeu cerca de 6 milhões de cópias nos Estados Unidos e mais de 8 milhões no resto do mundo. Foram seis singles estourados e 102 semanas consecutivas no Top 30 das paradas norte-americanas.
Giro
Acaba de ser lançado o disco de Alex Pochat e os 5 Elementos. Nancyta terminou as gravações do álbum de seu novo projeto. A cantora Marcela Bellas está com shows agendados em São Paulo. Retrofoguetes em estúdio gravando disco novo, assim como o Pessoas Invisíveis, Ronei Jorge e os Ladrões de Bicicleta. As bandas A Sangue Frio e Starla já terminaram de gravar e soltam disco ainda este mês.
Retornos
Apesar delas merecerem respeito, sinceramente uma nova volta de Sex Pistols e Led Zeppelin soa muito mal. Deixaram saudades, especialmente Robert Plant e cia, mas hoje parece quase necrofilia. Outra banda que está voltando é o Sonics, que não tocava junto há 35 anos e volta com a formação original para shows em novembro num festival nos Estados Unidos. Pelo menos parece mais digno e menos oportunista.