As novidades do mundo da música para todos os gostos; ouça aqui

A música segue sendo uma arma para manter a sanidade em tempos tão complicados. Por aqui, seguimos semanalmente reunindo os lançamentos de álbuns, EPs e singles pelo mundo para contribuir com ainda mais possibilidades para quem considera música importante na vida. Com toda essa crise mundial, é confortante que artistas, cantores e cantoras, produtores e produtoras, musicistas e Djs continuem nos brindando com tantos e tão especiais trabalhos.

Veja também:

Os melhores discos baianos de 2020 pela votação popular.
Os álbuns e EPs previstos para 2021 no Brasil, na Bahia e no mundo.

Nestes apanhado tentamos dar conta dos mais diversos gêneros musicais pelo mundo e essa semana mais uma vez conseguimos juntar gente de várias partes do planeta. Entre os nomes mais conhecidos estão novos álbuns do Kings of Leon, of Montreal, Frank Jorge & Kassin, Lô Borges e Arab Strap e EPs do BaianaSystem e Evanescence. Ou mesmo o encontro de Jimbo Mathus e Andrew Bird.

Mas tem também vários nomes menos badalados e tão interessantes quanto. Entre eles o ousado projeto angolano Batida/ IKOQWE, a cantora paulista/ francesa Gabriella Lima, o espanhol Muerdo, o pianista cubano Omar Sosa, o quarteto japonês toe, o ganês/australiano Genesis Owusu, o rapper baiano Marcola Bituca. Tem ainda a musicista experimental do Bahrein, Sarah Haras, o projeto Ian Sweeto da cantora e compositora norte-americana Jilian Medford, o folk psicodélico de Cheval Sombre, uma coletânea de Edo Funk, da Nigéria, a dupla catalã Maria Arnal i Marcel Bagés, e os discos póstumos das bandas Blind Pigs e Muzzarelas.

Os singles completam esse apanhado de lançamentos, com músicas soltas ou prévias de novos discos. Mais uma vez uma lista rica e diversa. Vai desde o projeto Silk Sonic, que reúne Anderson .Paak e Bruno Mars, passando pela grande Elza Soares  a parceria de Mulamba e Keila, o tuaregue Mdou Moctar, o projeto solo Pernaf, do baterista do The Baggios, os colombianos do Systema Solar, além de St. Vicent, Drake, Leon Bridges, Yan Cloud, Damien Jurado, Tyler, The Creator, Luísa e Os Alquimistas e muito mais. Acompanhem nessa playlist abaixo. Aproveitem e sigam, curtam e compartilhem, ela segue sendo atualizada diariamente com novidades da música.

Singles

ÁLBUNS

Batida – IKOQWE – The Beginning, the Medium, the End and the Infinite
Música electrónica, hip hop e sons de instrumentos ancestrais angolanos formam a sonoridade desse criativo  álbum da dupla de rappers com originários dos subúrbios de Luanda.

Kings of Leon – When You See Yourself
Em seu oitavo álbum, a banda de Nashville mostra que chegou à maturidade, com um trabalho mais contemplativo e menos pop.

of Montreal – I Feel Safe With You, Trash
A banda indie norte-americana lança seu mais novo trabalho, um álbum duplo com 20 faixas, que mantém as sonoridades estranhas e experimentais numa atmosfera psicodélica.

Frank Jorge & Kassin – Nunca Fomos Tão Lindos
Dois importantes nomes das últimas décadas da música brasileira se juntam nesse projeto marcado pela diversidade de ritmos e estilos e pela sonoridade eletrônica.

Arab Strap – As Days Get Dark
A veterana banda de indie rock escocesa volta à ativa depois de 16 anos com este álbum de inéditas retratando os tempos sombrios da sociedade contemporânea.

LEALL – Esculpido a Machado
Primeiro álbum do rapper carioca que aposta no grime, com produção e beats caprichados, letras certeiras e recheado de convidados.

Vários – Edo Funk Explosion Vol​.​1
Primeiro volume da série de coletâneas reunindo os maiores criadores do Edo Funk, gênero que surgiu nos anos 1970, na Nigéria, e mesclava elementos da cultura Edo nativa e com sonoridades presentes nas danceterias da África Ocidental.

Gabriella Lima – Bálsamo
Nascida em São Paulo, mas radicada em Paris, a cantora e compositora lança seu álbum de estreia. Música brasileira contemporânea com produção de Alê Siqueira.

Mike Polizze – Dizzy Demos: 2 Tickets to Cheeseburger in Paradise
Demos caseiras e sobras de estúdio formam esse disco do cantor e compositor norte-americano especialista em canções do indie folk de responsa.

Muerdo – La Sangre del Mundo
Quinto álbum deste espanhol que promove uma viagem pelos ritmos e sons do Mediterrâneo e da América Latina, recheado de participações especiais e combinando o folclore com o contemporâneo.

toe – DOKU​-​EN​-​KAI
Completando 20 anos de formado, o quarteto japonês lança este álbum ao vivo que mostra o poder da banda em produzir poderosos petardo que trafegam por math rock, jazz, hardcore e pós-rock.

Genesis Owusu – Smilling With No Teeth
Nascido em Gana e criado na Austrália, o artista lança seu disco de estreia, trafegando por rap, pós-puk, funk e gêneros diversos.

Ian Sweet – Show Me How You Disappear
Terceiro álbum do projeto da cantora e compositora norte-americana Jilian Medford, que mostra um caminho entre um dream pop e indie rock carregado de texturas, experimentações e guitarras.

Sarah Haras – Mirage
A musicista experimental do Bahrein presta homenagem à música folclórica tradicional Khaleeji, injetando tambores distorcidos e ruídos e criando uma atmosfera etérea de texturas e ritmos.

Blind Pigs – Lights Out
Gravado entre 2013 e 2015, antes de anunciar seu fim em 2016, a banda  punk rock de São Paulo compila seus últimos trabalhos nesse álbum póstumo.

Omar Sosa – An East African Journey
Ao lado de um baterista e multi-instrumentista, o pianista cubano entrou em estúdio para registrar sons de suas viagens por Madagascar, Etiópia, Sudão, Zâmbia e Maurício.

Cheval Sombre – Time Waits for No One
Com produção de Sonic Boom, o cantor e compositor nova-iorquino mostra seu belo folk psicoldélico acústico e experimental.

Lô Borges – Muito Além do Fim
O veterano artista mineiro  retoma a parceria de sucesso com seu irmão, Márcio Borges, neste novo trabalho.

TOBACCO – Fucked Up Friends 3
Segundo álbum do projeto paralelo de música eletrônica de Thomas Fec, do Black Moth Super Rainbow, que passeia por diversos ritmos, do industrial ao R&B.

Afago + Motim 13 – 3645
As duas bandas de hardcore da cidade de Pojuca, região metropolitana de Salvador, se juntaram para esse split com 5 músicas de cada.

adult mom – Driver
A banda de indie rock nova-iorquina fundada pela cantora e compositora Stevie Knipe lança um álbum ensolarado com melodias convidativas.

Jimbo Mathus & Andrew Bird – These 13
A dupla de músicos esteve junto na lendária Squirrel Nut Zippers e se encontra pela primeira vez em um álbum desde então. Aqui passeiam por gospel, folk e country.

Penn Central – Right On Track
A veterana banda formada em 1978 lança um registro em estúdio inédito de 40 anos mostrando seu soft rock adulto, um autêntico AOR e Yacht Rock.

Quinn XCII – Change of Scenery II
Cinco anos após o EP ‘Change of Scenery’, o artista de Detroit lança seu novo disco mantendo a sonoridade que trafega por hip-hop, pop, reggae, rock, eletrônica e soul.

Maria Arnal i Marcel Bagés – CLAMOR
Segundo álbum da dupla catalã, que trilha um novo rumo agora com um pop eletrônico inteligente, contemporâneo e obscuro.

Breno Alves – Vai Melhorar
Primeiro álbum autoral do cantor, compositor, pesquisador musical e jornalista goiano radicado em Brasília, passeando por sambas próprios, parcerias e composições de  colaboradores.

Fruit Bats – The Pet Parade
Comemorando 20 anos de fundada, a banda de Chicago segue seu belo passeio por folk, indie folk e country alternativo com esse nono álbum de estúdio.

Zara Larsson – Poster Girl
Terceiro álbum de estúdio da cantora e compositora sueca que aposta em seu pop dançante com influências de R&B e sonoridades oitentistas.

Muzzarelas – Beer and Destroy
Depois de 28 anos de carreira, o quinteto de Campinas encerrou as atividades e deixa esse álbum póstumo e inédito de presente, com seus costumeiros petardos punk-metal-hardcore.

EPS

BaianaSystem – Recital Instrumental
A estratégia de liberar o disco novo em três atos, chega a segunda parte com este EP, que mescla gêneros e ritmos com sopros, beats, piano, guitarras, percussões, e synths.

Evanescence – Songs From the Bitter Truth
A banda norte-americana vem antecipando o novo disco de inéditas através de singles lançados desde abril de 2020. Agora reúne as 5 faixas liberadas neste EP.

Marcola Bituca – Cavalo de Tróia
O artista baiano se solta das amarras do rap e amplia as sonoridades neste EP conceitual que sai acompanhado de curta-metragem.

The Bombers – Não vencer não é perder
A banda paulista de rock-punk solta seu segundo EP da série mensal, trazendo três músicas com o pé fora do acelerador, incluindo até uma versão acústica.

Small Black – The Bridge
Como prévia de seu novo álbum, a banda nova-iorquina solta este EP reunindo os singles pré-lançados no clima chillwave melancólico.

DJ Rapha Mendonza – Papagaio Falante
Composições próprias mesclando elementos sonoros da floresta amazônica, beats eletrônicos e a pulsação percussiva dos tambores de gambá.

Torture Squad – Unknown Abyss
O novo trabalho da veterana banda de thrash/death metal de São Paulo traz 3 músicas que  entraram como bônus no álbum ‘Far Beyond Beyond Existence’, de 2017.

Fanny Rodrigo – A Hora de Brilhar
O cantor e compositor potiguar mescla pop, funk e música alternativa nesse trabalho que faz alusão à obra da escritora Clarice Lispector.

Para quem gosta de música sem preconceitos.

O el Cabong tem foco na produção musical da Bahia e do Brasil e um olhar para o mundo, com matérias, entrevistas, notícias, videoclipes, cobertura de shows e festivais.

Veja as festas, shows, festivais e eventos de música que acontecem em Salvador, com artistas locais e de fora dos estilos mais diversos.

Leia Mais
Mais de cem novos clipes da música brasileira de uma só vez